sábado, 2 de maio de 2009

Belos e belas



Humanos/desumanos:

Convidada a um chá beneficente, na majestosa casa de J.C., cuja arrecadação total, seria para os pacientes com HIV. Fui, é claro.
J.C. recebeu-me com aquela fidalguia digna dos nobres do século 17.Lembrou-me a figura do imortal Oscar Wilde. A casa, de um finíssimo bom gosto; quadros, gravuras, móveis finos de época. Era fim do outono e já fazia um pouco de frio, daí termos fugido da pérgula da piscina de azulejos espanhóis, cercada por um belíssimo jardim da era vitoriana. O ambiente era agradavelmente brilhante. Conversava-se baixo e ouvia-se mais o crepitar da lareira.Podia-se também ouvir um clássico de Bach ao longe.
Na aconchegante sala, uma seleta platéia de gays, lésbicas e simpatizantes(onde aí me enquadro, talvez certamente por pura covardia...J.C. sempre me diz, quando me encontra:"...-F. A.,vc. não sabe o que está perdendo!!..".), em volta de uma enorme mesa de carvalho rústico,iguarias em louça tcheca e copos belgas de cristal, as cadeiras eram trabalhadas, duras, mas confortáveis.Incenso indianos, de perfume leve e embriagador abrigava o ambiente.Velas bruxuleantes paquistanesas na grande mesa.Era uma claridade suave e confortável. E, é claro, garçons jovens e morenos, vestidos de Summer-jacket e luvas brancas, saracoteavam pelo salão, oferecendo acepipe e bebidas da Escandinávia, dignas de uma grande festa ao deus Baco em Roma, mas com uma diferença marcante: em silêncio, com discrição e dignidade, pois da mesma maneira que surgiam e serviam,sumiam como por encanto.
A pequena e seleta multidão, falava dos mais variados assuntos: música erudita, livros de autores renomados, peças teatrais, pousadas e hotéis nas montanhas, comidas exóticas e, claro, não poderia faltar: o amor!!...Em todos os seus aspectos e nuances.
Reparei que só assuntos agradáveis e interessantes eram ali abordados.
Estava em silêncio, observando um casal de lulus da Pomerânia , descansando sobre um tapete persa, quando J.C., quebrou aquele doce murmúrio, e pegando um talher banhado a ouro, bateu levemente na taça de vinho de cristal belga, exclamando:
-" Queridos e queridas, nossa amiga F.A. , cinéfila e amante da sétima arte, dirá com muita propriedade as mais belas atrizes e atores do cinema mundial!!..." E, dito isto soltou um pequeno grito de euforia, o que foi seguido, com palmas nervosas...
Confesso que fui pego de surpresa e minhas mãos começaram a suar. Não poderia e nem deveria decepcionar tão seleta platéia. Levantei-me, sob aplausos delirantemente educados.
Um silêncio sepulcral abraçou aquele ambiente, adornado pela luz das velas.
Agradeci as palavras de J.C., a confiança de todos e fui direto ao assunto:
- Ava Gardner é a minha deusa.E, é claro Gina Lollobrigida( alguém gritou :-"Trapézio!"), Rita Hayworth(:- "Gilda!"), Kim Novak("Picnic!),Ingrid Bergman( "Casablanca!"), Marilyn Monroe( "Os desajustados!"),... ia continuar quando J.C., interpelou-me com leveza: "...e, quanto aos homens? "Sem deixar de suspirar profundamente e sorrir nervosamente com os demais...
-_ Esse, não tenho dúvidas que é o eterno William Holden("Picnic...Suplício de uma Saudade"... murmuraram outros),respondi. Aliás ,frisei, colocaram vários atributos físicos de todos os atores lindos e famosos no computador, lá deles, e não deu outro...Arranquei suspiros.Eu, confesso , fiquei emocionada.
-"E,quanto as atrizes novas?". perguntou-me novamente J.C.,criando novo frisson.
Respondi, agora mais confiante: -Scarlett Johansson(-"Barcelona,Vicky e Cristina..."sussurrou alguém.
A festa prosseguiu maravilhosa e deslumbrante, sorvendo licores franceses, agora sob um céu estreladamente soberbo.
Dançamos um tango no final: "El dia que me quieras" na voz imorredoura de Carlito Gardel.
O lindo, educado e vestido a carater motorista de J.C. fez questão de nos levar em casa,em seu cabriolet grená ,dado ao adiantado da hora.
Dormi feliz e acordei radiante com o sol da fria manhã.
f.a.

3 comentários:

  1. bárbaro!!
    flor de lys.

    ResponderExcluir
  2. Esperava mais dessa noite...

    Mel

    ResponderExcluir
  3. Querida flor de lys; obrigada.
    Querida Mel: eu também... mas quem sabe na próxima...
    bjs.
    f.a.

    ResponderExcluir