domingo, 10 de maio de 2009

DIA DAS MÃES

Querida filha:


“Já estou bastante idosa e muitíssimo enferma, mas não poderia deixar de lhe agradecer as comemorações no dia consagrado às mães.
Filha: o que você anda fazendo comigo, não é coisa que uma verdadeira filha faz. Aí não vai nenhuma cobrança por ter lhe gerado, ter lhe dado o ar que respira a água tão essencial que cobre quase a sua totalidade e a terra que mata a sua fome.
E, amada filha, que você tem me dado em troca?
Poluição do ar, da terra e das águas... a camada de ozônio não existe mais, isto é ruim para sua saúde; as calotas polares estão derretendo pelo aquecimento global, provocando trágicas enchentes; a devastação das florestas é gigantesco (aí mesmo, nesta "terra da fartura", extensa e bonita por natureza, só sobraram cerca de sete por cento da Mata Atlântica, considerada a mais rica em biodiversidade, a Amazônia (pulmão do mundo) só tenho notícias "-... da quantidade de campos de futebol devastados, diariamente..." onde o fato mais marcante é ter como medida a terra devastada.
O importante são as estatísticas, gráficos, etc.etc.
Mesmo na área urbana, onde você provavelmente vive (?), uma simples poda é executada com requintes de perversidade e ignorância. Plantam-se poucas árvores, que não são cuidadas com respeito. Estuda-se a fotossíntese e a prática é outra.
Por mais paradoxal que pareça quanto mais você polui, mais órgãos e siglas exóticas de combate a esta poluição aparecem criados por você.
Joga-se tudo no mar, nos rios. Tudo, até a... bem deixa" pra lá", porque hoje é o meu dia...
Em nome do progresso, você usa praguicidas/agrotóxicos, envenenando à terra, o ar, a água e a você próprio...
Em nome do mesmo, você constrói prédios, adensando cada vez mais...
Onde está escrito progresso, não seria melhor ganância?...
Amada filha, desculpe a revolta, mais eu estou preocupada com as suas gerações futuras (haverá tempo?), que são os seus filhos, netos, bisnetos...
Minha querida, vocês aí na terra vivem de contradições o tempo todo: as mulheres que geram, educam os homens e são as próprias que tem este espírito de mãe (sensibilidade e respeito com a natureza de cuidar e preservar os filhos) e o que vemos?... -Os mandatários são em sua ampla maioria homens (estes mesmos filhos) que maltratam esta mãe que lhe escreve, pois do jeito que as coisas vão, ficarás órfão... É um planeta machista por excelência e o triste resultado está aí.
Filha, lembre-se que caixão não tem gaveta....
Desculpe as mal traçadas linhas e tomar o seu tempo que é precioso demais.
Por tudo isto, por me tratares assim, muito obrigado,"

Com carinho,
Mãe Terra.

PS:"Parabéns pelo dia de sua mãe biológica( ou não!), comemore bem e me respeite depois da festa, que eu espero ter sido mais sincera e menos comercial."

f.a.

8 comentários:

  1. Olá ,Floraalma ! Hoje é um dia muito especial!! Você faz meio século mais dezesseis aninhos ! e mais : agora `escritora , e como escreve bem ! Estou adorando ler as suas histórias ! Seja feliz querida irmã .
    Beijos
    da mana que te adora

    ResponderExcluir
  2. Tem razão Flora, não estamos sendo bons filhos da mãe natureza. Uma pena! Mas acho que ainda dá tempo, não vamos desistir.
    Mas pelo menos minha cidade já começa a voltar a ser ao que era antes, embora sufocada entre tantos prédios e trânsito caótico. É que tinham pintado ela toda de vermelho, postes, sinais etc., virou um vermelhão só, até as cercas dos canteiros. Volta a ficar azul, da cor da bandeira do município e do estado, e combinando com suas belezas naturais, ainda bem azuis, apesar de tudo. A natureza caprichou tanto que ainda conseguimos encantar os turistas do mundo todo.
    Mãe é mãe, acho que ela vai nos perdoar e dar novas chances. Tomará! ney;

    ResponderExcluir
  3. Mana", querida:
    A senhora deve estar me confundindo com alguém( muito querido!...) ,que eu não conheço(infelizmente!...).
    Agradeço as gentis palavras e felicidades ao mano amado!
    beijos iguais, querida leitora!

    f.a.

    ResponderExcluir
  4. querido Ney:
    Se vc. mora "numa cidade sufocada por tantos prédios"... como vc. mesmo diz e se o problema é de côr( "vermelho para azul"...),,,sei não...existe uma frase que diz:"Deus perdoa, os homens, uns sim outros não e a NATUREZA não ´perdoa nunca!"
    f.a.

    ResponderExcluir
  5. "A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem."
    ( Monteiro Lobato )

    ResponderExcluir
  6. A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas...

    ResponderExcluir
  7. Flora uma coisa é certa: Deus perdoa. A natureza nunca.

    ResponderExcluir
  8. Amada Gabi:
    E, tb. tem esta pérola: "Não é o rio que destrói a margem é o homem que a invade."( B.Brecht)
    Bj. no seu sensível coração,
    sua,
    f.a.

    ResponderExcluir